Temporal causa caos e transforma avenida da praia em rio no litoral de SP; VÍDEO
19/04/2025
(Foto: Reprodução) Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta severo para os celulares dos moradores de Santos (SP) na noite deste sábado (19). Temporal causa caos e transforma avenida da praia de Santos, SP, em rio
Um temporal provocou transtornos em Santos, no litoral de São Paulo, na noite deste sábado (19). As imagens obtidas pelo g1 mostram a avenida da praia completamente alagada (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta severo para os celulares dos moradores da cidade por volta das 19h30. O comunicado informava sobre uma chuva forte persistente nas próximas horas, além do risco de alagamentos e deslizamentos. "Mantenha-se em local seguro", dizia o aviso.
Os alertas são transmitidos por meio de mensagens escritas ou avisos sonoros no celular, independentemente de o aparelho estar conectado à internet ou em modo silencioso.
De acordo com o órgão estadual, o município está entre os que registraram maior acumulado do estado em um período de três horas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 51 mm.
Temporal alaga avenida da praia de Santos (SP)
Redes Sociais
Baixada Santista
Apesar do alerta severo ter sido enviado apenas para a cidade de Santos, a Defesa Civil informou que a chuva forte deve persistir em toda a região da Baixada Santista.
A cidade de Guarujá registrou o maior acumulado das últimas três horas no estado, com 102 mm. Por este motivo, a Defesa Civil fez a sirene de emergência ser acionada e um enviou um alerta de nível extremo aos celulares dos moradores.
A sirene foi acionada próximo ao Morro da Barreira do João Guarda, onde morreram 34 pessoas em março de 2020. Por volta das 20h20, a Defesa Civil orientou os moradores da região a evacuarem as casas e irem para a Escola Municipal Sérgio Pereira.
Os municípios de Peruíbe (64 mm), São Vicente (60mm), Praia Grande (53 mm) e Bertioga (42 mm) também estiveram entre os maiores acumulados do estado. A Defesa Civil não registrou ocorrências nas cidades.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos