Santos é escolhida pela São Paulo State Film Commission como cenário de filmagens e apresentada no Festival de Cinema de Cannes
18/05/2025
(Foto: Reprodução) Cidade vai ser apresentada no reconhecido Festival de Cannes, na França, para locações para filmagens. Santos, SP, está na lista de cidades que serão exibidas em projeto estadual no Festival de Cannes, na França. A Igreja de Santo Antônio do Valongo está entre os cenários exibidos.
Reprodução / São Paulo State Film Commission
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está entre as dez selecionadas pela São Paulo State Film Commission. Os municípios foram apresentados por representantes estaduais no prestigiado Festival de Cannes, na França. A ação visa divulgar possibilidades de locações para filmagens na cidade e integra o Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista foi lançado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A iniciativa se trata de um catálogo lançado pelo Governo do Estado com a lista de municípios escolhidos que serão exibidos a diversos projetos cinematográficos.
Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista são os outros nove municípios paulistas parceiros na iniciativa. O Plano visa não só identificar as cidades foco, mas também mapear as locações e a infraestrutura disponível em cada uma delas.
No catálogo, lançado pelo Governo do Estado é possível visualizar fotos, além de filtrar por diversas características das cidades, como paisagens, elementos naturais e arquitetônicos, identidades culturais, características geográficas e variedade de esportes radicais.
Cartão-postal audiovisual
A escolha de Santos não aconteceu por acaso. A cidade reúne características que a tornam um cenário versátil e atraente para produções audiovisuais.
Segundo o site oficial do projeto, características como patrimônios históricos preservados, diversidade de paisagens, infraestrutura portuária internacional e experiência em receber produções audiovisuais, reforçam o município como cenário cinematográfico.
“Santos é um dos principais polos da produção audiovisual do Estado. Prova disso é que nossa Film Commission é a primeira do país, completando duas décadas exatamente este ano. A parceria com o Estado dará mais visibilidade para a cidade e colaborará no surgimento de novas oportunidades para o setor audiovisual”, destacou o secretário de Cultura, Rafael Leal, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Centro Histórico de Santos, SP, também será palco de produções cinematográficas no projeto São Paulo State Film Commission.
Reprodução / São Paulo State Film Commission
Locações
O catálogo lançado pelo Governo do Estado apresentará aos produtores internacionais as múltiplas possibilidades de cenários da cidade, incluindo:
Rua do Comércio e XV de Novembro, no Centro histórico
Museu do Café (Palácio da Bolsa Oficial de Café)
Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat do Valongo
Estação Ferroviária de Santos
Ruínas do Engenho dos Erasmos
Orla de Santos
Orquidário Municipal
Orquidário de Santos, SP, também será apresentado no São Paulo State Film Commission.
Reprodução / São Paulo State Film Commission
20 anos de audiovisual
Criada em 2005, a Santos Film Commission celebra em 2025 duas décadas de atuação. São mais de 1.000 produções nacionais e internacionais, distribuídas em 288 filmes publicitários, 42 longas-metragens, 69 videoclipes, 63 documentários, 24 séries televisivas e sete novelas.
Nos últimos anos, a comissão apoiou 76 produções contempladas por leis de incentivo à cultura, como Facult, PROAC, Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Esse trabalho rendeu à cidade o Selo da UNESCO de Cidade Criativa em Cinema, conquistado em 2015.
Impacto econômico
A presença de Santos no Festival de Cannes representa mais que uma oportunidade para o setor audiovisual. Segundo a administração municipal, as filmagens movimentam a economia local, gerando empregos em diversos setores e valorizando a cidade em âmbito nacional e internacional.
Além do impacto econômico direto, as produções audiovisuais funcionam como uma ferramenta de promoção turística, atraindo visitantes interessados em conhecer os cenários que serviram de palco para filmes e séries.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos