Repórter mostra eleição do novo papa para freira enclausurada e sem acesso à internet em Sorocaba: 'Vivo escondida'
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Na Ordem da Imaculada Conceição, em Sorocaba (SP), as freiras não têm nenhum acesso à tecnologia. Enclausurada, freira de Sorocaba descobre eleição do novo papa em raro acesso a celular
O terço, no hábito religioso, funciona como um "fio de fé" que nunca se rompe e, pelos corredores pouco iluminados, longe do mundo externo, percorrem diversas mulheres que escolheram o caminho da devoção à Igreja Católica e suas regras.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Na Ordem da Imaculada Conceição, em Sorocaba (SP), a vida das freiras não é diferente. Sem nenhum acesso à tecnologia, as mulheres intensificaram ainda mais as orações durante os dias decisivos para a escolha do sucessor do papa Francisco, que morreu em decorrência de um AVC, em 21 de abril.
Após dois dias de conclave - nome usado para a votação que escolhe o novo pontífice -, foi eleito o cardeal norte-americano Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV, na tarde de quinta-feira (8). Enquanto o mundo acompanhava os desenrolares por meio de telas e notificações, a conexão das freiras foi mais profunda, por meio da fé.
A TV TEM visitou o local e, em um momento raro, as cinco irmãs souberam da escolha do novo papa pelo celular. O responsável pela divulgação da notícia foi o repórter Victor Cardoso.
"Eu não sei mexer em nada, não sei mexer em internet, sou 'Maria Escondida'", brinca a madre superiora, Maria da Paz.
"Então eu estou trazendo essa informação para a senhora. É isso?", pergunta Victor.
"Sim. Eu fiquei contente. Fiquei contente que o senhor me trouxe essa notícia", responde Maria.
Victor mostrou o primeiro discurso do papa Leão XIV para Maria da Paz
Reprodução/TV TEM
Victor também foi o responsável pela transmissão do primeiro discurso do papa para a madre. Em uma sala, ele segurou o celular para que ela assistisse à transmissão. Maria da Paz comenta que pediu muita força para que o Espírito Santo escolhesse um bom líder.
"[Pedi] para que ele fosse um bom pastor em prol do reino de Deus. Para o bem das ovelhas de Deus."
"Durante os dias após a morte do papa Francisco, nós rezamos mais. A Igreja Católica não é nada sem o papa. O desejo do meu coração é que ele seja um bom pastor para o bem da Igreja", complementa.
Leão XIV
Papa Leão XIV
Reprodução/GloboNews
No segundo dia do conclave, a fumaça branca - indicando que os cardeais chegaram a um consenso - foi emitida na chaminé da Capela Sistina às 13h07 de quinta-feira, no horário de Brasília.
Cerca de uma hora depois, foi anunciado que o cardeal Robert Prevost havia sido eleito e adotaria o nome de Leão XIV. Com 69 anos, ele é o primeiro papa norte-americano e é considerado o líder mais jovem dos últimos 35 anos.
LEIA TAMBÉM:
Primeiro pontífice dos EUA tem nacionalidade peruana
Leão XIII: quem foi e quais os marcos do seu papado
'A paz esteja com todos vocês!' Veja a íntegra do discurso inaugural do novo papa
Apesar de ter nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o pontífice construiu grande parte de sua carreira na América Latina e é cidadão naturalizado no Peru. Próximo de Francisco, ele disse em seu primeiro discurso que "o papel da Igreja é sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem".
Com um perfil considerado discreto, o novo papa não costuma ser próximo de holofotes e entrevistas. Junto de sua formação em teologia, ele é visto como um grande conhecedor da lei canônica, que rege o catolicismo, e possui um pensamento reformista, alinhado aos pensamentos do papa anterior.
O pároco da Catedral de Sorocaba, Tadeu Rocha Morais, refletiu sobre o discurso do papa Leão XIV, que sucede o papa Leão XIII, considerado inovador para a sua época.
"A primeira palavra que ele usou no discurso dele foi 'paz'. Por que? Porque foi a primeira palavra de Jesus ressuscitado. E o mundo está carente de paz. Não só de depor as armas, mas uma paz que vem do coração, que só Jesus pode nos dar", inicia.
"O sentimento é de gratidão por termos papa; sentimento de alegria por sabermos que ele também vai continuar a obra simpática do papa Francisco, a quem ele se referiu com tanta simpatia e tanta gratidão", completa.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM