Desempenho em matemática e português de alunos da educação básica tem queda em Campinas; pandemia impactou resultado
28/04/2025
(Foto: Reprodução) Estudo do Instituto Todos pela Educação foi divulgado nesta segunda-feira. Levantamento, que engloba o período de 2019 a 2023, foi feito com alunos do 5º ano do ensino fundamental da Rede Municipal. Pesquisa mostra defasagem no desemprenho de alunos da educação básica em Campinas
O desempenho nas disciplinas de matemática e língua portuguesa em alunos da educação básica de Campinas (SP) registrou queda em um intervalo de cinco anos. A informação é de um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Instituto Todos Pela Educação. O recorte contempla alunos do 5º ano do fundamental da Rede Municipal da metrópole. Entenda as razões e veja detalhes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a pesquisa da organização não-governamental que atua na área de educação básica no Brasil, o índice de alunos com aprendizado adequado em matemática, de 2019 a 2023, caiu de 54,1% para 38,6% (redução de 15,5%). Já em língua portuguesa, a quantidade passou de 64% para 54,3% (queda de 9,7%).
O número de estudantes com desempenho "abaixo do nível básico" em Campinas, considerando também o 5º ano do Ensino Fundamental, subiu de 11,8% parra 22,9% em matemática e de 7,7% para 15,2% em português.
De acordo com o próprio instituto, a piora acontece na maioria das cidades do país, ainda que a queda em Campinas tenha sido maior do que os índices nacionais e estaduais, e é reflexo da pandemia da Covid-19, que teve os anos mais agudos em 2020 e 2021.
O relatório tem como base as informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. A prova é feita a cada dois anos e será realizada novamente no segundo semestre de 2025.
Gerente de políticas educacionais do Instituto Todos Pela Educação, Manoela Miranda afirmou que a maioria das cidades analisadas na rede municipal teve um aumento dos índices abaixo do básico, quando comparado com o pré-pandemia.
Segundo ela, o estudante que fez a prova em 2023 estava no processo de alfabetização em atividades remotas ou poucas atividades presenciais, o que impactou diretamente na avaliação.
"Esses impactos negativos da pandemia ainda não foram recuperados. Por outro lado, a gente também tinha índices bastante críticos antes da pandemia. Para a próxima prova, ainda é possível melhorar, ainda temos tempo. Tivemos o ano inteiro de 2024 e o de 2025", completou.
Nível de aprendizagem na educação básica registrou queda em Campinas
Reprodução/EPTV
Dificuldade para escrever
A estudante do 4º ano do Ensino Fundamental Tamires Trancoso de Lima, de nove anos, disse que gosta de estudar, mas, quando precisa passar o conhecimento para o papel, tem muita dificuldade para escrever. "Eu não consigo escrever direito, minha letra fica ruim ", contou a menina.
A mãe, Carolina Oliveira de Lima, acredita que, quando estava na mesma idade da filha, o ensino era melhor. "Eu acho que na 2ª e 3ª série já tinha prova. Ela começou a ter prova só na 4ª série. A gente tinha mais facilidade para escrever nesse momento. Acho que já era para estar mais avançado", completou.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas