Casal de brasileiros em lua de mel recebe benção na 1ª audiência do papa Leão XIV: 'coração acelerou'
24/05/2025
(Foto: Reprodução) Moradores de Santos, no litoral de São Paulo, os advogados Fábio Fernandes Gomes, de 30 anos, e Juliana Martins Duarte Gomes, de 28, acreditam que foram um dos primeiros casais do país a serem abençoados pelo novo papa. Fábio Fernandes Gomes e Juliana Martins Duarte Gomes receberam benção para recém-casados do papa Leão XIV
Arquivo Pessoal
Um casal brasileiro recebeu a benção para recém-casados do papa Leão XIV durante a primeira audiência geral dele no Vaticano. Ao g1, os advogados Fábio Fernandes Gomes, de 30 anos, e Juliana Martins Duarte Gomes, de 28, contaram que se emocionaram durante o encontro com o pontífice, que falou em português e sorriu ao ouvir que eles eram de Santos, no litoral de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os advogados acreditam que foram um dos primeiros casais brasileiros a serem abençoados pelo novo papa. “Encontramos um rapaz brasileiro, mas que era casado com uma americana. Um casal 100% brasileiro a gente não encontrou, pelo menos na área dos noivos. [...] Então, acreditamos que podemos ser os primeiros brasileiros a receber essa bênção, ou, com certeza, um dos primeiros”, afirmou Fábio.
Fábio Fernandes Gomes e Juliana Martins Duarte Gomes escolheram Itália como destino da lua de mel
Arquivo Pessoal
O casal oficializou o relacionamento, que já dura nove anos, no dia 17 de maio, na Igreja Santo Antônio do Embaré, em Santos, e chegou a Roma na terça-feira (20). O encontro com o pontífice ocorreu no dia seguinte.
Segundo os advogados, a lua de mel no Vaticano foi idealizada para que pudessem agradecer a Deus pelo casamento, mas a definição do destino ocorreu por conta da possibilidade da benção do papa. “Aí sim nós batemos o martelo. Se existiu alguma dúvida, aí tinha deixado de existir”, relembrou o homem.
Fábio e Juliana realizaram a inscrição para participarem da audiência geral do dia 21 de maio, ainda em 2024, mas o casal chegou a pensar que isso não seria concretizado por conta da morte do papa Francisco, que ocorreu em 21 de abril.
“A gente esperava que essa audiência geral acontecesse no pontificado do papa Francisco, mas ele veio a falecer. A gente até imaginou que não conseguiria mais participar desse evento, porque talvez não desse tempo da conclusão do conclave”, afirmou o homem.
A incerteza sobre a benção trouxe ainda mais emoção ao momento do encontro com o papa Leão XIV. Ao g1, o casal contou que esperou aproximadamente duas horas para entrar na Praça São Pedro.
Fábio Fernandes e Juliana Martins acreditam que foram os primeiros brasileiros a receberam a benção para recém-casados do papa Leão XIV
Arquivo pessoal
“O sentimento de estar ali à frente do líder máximo da Igreja Católica, para nós, é de muita gratidão. A gente verifica na praça milhares de pessoas de todos os cantos do mundo e estávamos nós com esse verdadeiro privilégio de não só estar à frente do papa, mas de estar participando da primeira audiência geral, que marca o início do pontificado, um evento histórico e que a gente teve a graça de poder participar e interagir com o pontífice”, afirmou Fábio.
De acordo com Juliana, ela e o marido nunca tinham visto nenhum papa pessoalmente. Por isso, ela foi tomada por felicidade e emoção ao encontrar Leão XIV tão de perto. Segundo a mulher, o pontífice foi “querido” e “gentil” com o casal.
"Foi realmente um momento único, meu coração acelerou e eu fiquei realmente radiante de felicidade e emocionada com aquilo que estava acontecendo, olhar nos olhinhos dele. Então foi um sentimento realmente único e inesquecível, foi muito abençoado”, relembrou a advogada.
Casal de brasileiros recebe benção durante primeira audiência do papa Leão XIV
Interação com papa
De acordo com Fábio, ele e a esposa optaram por conversar com o papa em inglês porque ele é americano. No entanto, o pontífice fez questão de dar a benção em português e aparentou conhecer Santos quando escutou de onde o casal era.
“Demonstrou conhecer Santos, pelo menos ele mostrou ali, abriu um sorriso, repetiu o nome da cidade, até porque dias antes, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) entregou a camiseta do Santos F.C., então pode ser que ele tenha se lembrado ali de alguma coisa nesse sentido”, explicou o advogado.
Ao g1, os brasileiros contaram que pediram para o papa abençoar a família deles e os filhos que desejam ter.
“Falamos que era um prazer muito grande estar ali, ele agradeceu e quando nós pedimos a bênção, ele respondeu em português. Ele falou: ‘abençoo’. Foi até bem curioso isso e muito bacana”, finalizou Fábio.
Fábio Fernandes Gomes e Juliana Martins Duarte Gomes receberam a benção do papa Leão XIV
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos