Baixada em Pauta #234: Empresário dá dicas sobre Imposto de Renda e cita cuidados para não cair na malha fina
17/05/2025
(Foto: Reprodução) Durante o bate-papo, o empresário no ramo de contabilidade Rennan Brandi falou sobre o Imposto de Renda e citou cuidados que devem ser tomados com os prazos de declaração e as omissões de dados, que podem fazer com que os contribuintes caiam na malha fina. Baixada em Pauta: Rennan Brandi é o convidado da semana
O empresário no ramo de contabilidade Rennan Brandi esteve no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, ele deu dicas sobre Imposto de Renda e citou uma série de cuidados que devem ser tomados para não cair na malha fina [inconsistências nos dados da declaração anual].
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O prazo de entrega do IR vai até 31 de maio e quem não entregar dentro da data está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.
Durante a conversa, Rennan destacou que o período mais caótico de envio ocorre nas últimas semanas. “Os últimos 10 dias são terríveis”, afirmou. Segundo ele, mesmo quando o prazo era adiado até junho, como nos anos anteriores, os contribuintes deixavam para a última hora, o que aumenta a chance de erros e multas.
O empresário indicou que pessoas sem acesso aos documentos no momento da entrega devem enviar a declaração. “O importante […] é você pelo menos enviar a declaração, porque se você não enviar, você paga multa”.
Malha fina
Para o empresário, um dos principais conselhos para evitar cair na malha fina é não omitir dados. Rennan reforçou atenção aos aluguéis recebidos por meio de administradoras ou plataformas de gestão de imóveis, que passaram a informar automaticamente os valores à Receita Federal. O contribuinte que não declara esses rendimentos corre risco de inconsistência.
“O erro, na maioria das vezes, acontece pela malandragem, quando você quer ser mais esperto que o esperto. [...] Não adianta você falar que não ganhou nada de aluguel, a Receita já sabe, aí o que acaba acontecendo? Cai na malha”, pontuou.
Rennan Brandi é o convidado da semana
Reprodução
O que são podcasts?
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos